quinta-feira, 24 de março de 2011

LUIZ FERNADO ASSUME PRESIDENCIA DA COMISSAO DE MINAS E ENERGIA


Comissão de Minas e Energia elege Luiz Fernando Faria para presidente

Comissão de Minas e Energia elege Luiz Fernando Faria para presidente
O deputado Luiz Fernando Faria, de Minas Gerais, indicado pelo PP, assumiu ontem (02) a presidência da Comissão de Minas e Energia, uma das mais importantes no Congresso, substituindo o deputado Mário Negromonte PP/BA, cargo que ocupará pela 2ª vez. Esta foi à segunda Comissão Permanente do Congresso a ser pedida pelos partidos, no entanto foi negociada com o PP. A Outra foi a Comissão de Constituição e Justiça, que será presidida pelo deputado João Paulo Cunha (PT-SP).
Esta é a segunda vez que Luiz Fernando presidirá a Comissão de Minas e Energia, já que em 2009 ele ocupou este mesmo cargo, quando foi o relator do Projeto de Lei n°5939/2009 que instituiu a criação da estatal que vai organizar o processo de exploração da camada do pré-sal, sendo um dos responsáveis pela discussão, no Congresso Nacional, de todo o processo relativo ao pré-sal no país. Com esta indicação, o deputado Luiz Fernando se consolida como um dos maiores líderes do Congresso Nacional.
O parlamentar afirmou que a sua primeira missão é definir uma pauta eficiente, para poder demonstrar resultados positivos no encaminhamento de soluções para o setor de mineração e energia elétrica. Salientou a importância do papel que a Comissão desempenha na Câmara dos Deputados e na definição dos destinos do País. “A comissão ficará atenta às necessidades dos setores Nuclear, Mineral, Petrolífero e Elétrico”, assegurou o deputado.
Segundo o novo presidente da Comissão, assuntos fundamentais para o desenvolvimento do país terão prioridade na pauta de discussões da comissão, citando entre eles a instalação de novas hidrelétricas, o novo marco regulatório da mineração e a exploração do pré-sal.
O Brasil vive um momento ímpar de crescimento, e os assuntos relacionados à Comissão de Minas e Energia terão papel fundamental na estruturação do país para o seu desenvolvimento. A área de atuação desta comissão é ampla, mas teremos que priorizar assuntos que são vitais para que o Governo possa proporcionar um crescimento sustentável e duradouro à nossa economia, como a instalação de novas usinas hidrelétricas, já que é notória a necessidade de uma maior geração de energia no país; uma discussão ampla e madura sobre o novo marco regulatório da mineração, que envolve interesses econômicos do Governo Federal, estados e municípios, além de grandes empresas exportadoras que geram milhares de empregos e fortalecem a balança comercial do Brasil; e ainda a questão do pré-sal, que é apontado como uma garantia futura de recursos energéticos de nosso país, mas que já vem causando disputas entre os estados produtores e os demais estados da Federação. O que posso garantir é que todos estes assuntos serão discutidos e debatidos com responsabilidade, levando-se em conta sempre e acima de tudo os interesses do povo brasileiro’, afirmou o parlamentar.
O atual Ministro das Cidades, deputado Mário Negromonte (PP-BA), que exerceu a presidência da Comissão de Minas e Energia em 2010, fez um discurso em homenagem ao deputado Luiz Fernando Faria.  Negromonte disse que o trabalho da Comissão é de muita importância porque “trata da matriz energética do país e também de todos os projetos que criam infra-estrutura no que se refere à energia e ao setor de mineração”. O ministro desejou ao deputado “todo o sucesso em sua nova missão” afirmando que pelo conhecimento adquirido em sua primeira passagem pela comissão, Luiz Fernando não terá dificuldades para exercer suas atribuições com êxito, acrescentando que seus conhecimentos sobre o assunto lhe foram muito úteis durante sua gestão na Comissão no ano passado.
Fonte: Liderança do PP - Assessoria de Comunicação

Um comentário:

  1. Celso, ficou ótimo o blog, já coloquei o link no índice do Adote um Deputado.

    ResponderExcluir